Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


quinta_do_sobral

Quinta do Sobral

Localização

Cronologia

Séc. 17/18.

Descrição

“A Quinta do Sobral desenvolveu o seu espaço na paisagem bucólica da freguesia do Pessegueiro. Sobranceira à encosta da freguesia, a habitação da quinta é uma construção iniciada e terminada em períodos diferentes estando a ela anexa uma capela com invocação a S. Pedro.

Na vertente poente podemos encontrar no lintel de um portal a data de 1712 indicando, porventura, a época da construção desse corpo. Na fachada do sul, que deve ter-se como a principal, encontramos outra escada ladeada de guarda plena que nos conduz à porta de entrada, cujo patamar está coberto por alpendre que termina em pináculo. O segundo corpo habitacional indicia a parte domiciliária com acabamentos mais tardios, onde se acede à porta de entrada através de uma escada de pedra, em cuja padieira se lê: ANO de 1747 A.

Este corpo prolonga-se até ao nível superior do pátio e liga-se à capela, cuja frontaria, dividida em quadrados e rectângulos de pedra, ostentam a legenda: IN HO NO REM PRINCIPIS APOSTULORUM ANO D 1735 A. A data de 1735 deve corresponder à da reconstrução definitiva, uma vez que na visitação de 29 de Novembro de 1692 foi ordenado a João Coutinho, da quinta de Sobral que reformasse a capela de S. Pedro, ou a derrubasse e lhe colocasse uma cruz no lugar. Arquitetonicamente a fachada principal da capela apresenta cunhais em pilastra, sineira no vértice e uma cruz de terminações florais assente em pedestal moldurado. No interior, retábulo de granito com três nichos. A imagem de S. Pedro em calcário, provavelmente originária de uma oficina coimbrã, data de 1635.”

Fontes

Bibliografia

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 21:40

quinta_do_sobral.txt · Última modificação em: 2020/05/11 19:09 (edição externa)