Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


maneiras_de_sever

Maneiras de Sever

O Maneiras de Sever é um projecto de Design para a Inovação Social, que surgiu em 2013 fruto da parceria entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro (por Pedro Fragoso Lopes) e a Fundação de Edite Costa Matos - Mão Amiga, com o objectivo fixar a população jovem do concelho de Sever do Vouga, através do reconhecimento e de sentimento de pertença pelo território, com auxílio de ferramentas multimédia. O Maneiras de Sever é o único projeto a nível nacional que trabalha com a população no âmbito do combate à desertificação populacional que se tem vindo a registar nos últimos anos em muitos concelhos de Portugal.

2013: 1ª Edição

Neste ano de implementação, foram 30 os alunos do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (10º e 12º anos), que participaram no projeto e abordaram o concelho de uma perspetiva artística, através da fotografia, do som e do vídeo.

Foi neste ano, também, que aconteceu a primeira exposição “Maneiras de Sever” (evento de um fim-de-semana), onde, para além de se encontrarem expostos os vários trabalhos desenvolvidos, contou com momentos musicais severenses, que atraíram ao Centro das Artes e do Espectáculo (CAE) várias centenas de visitantes.

2015/6: 2ª Edição

Com uma interrupção de cerca de 2 anos, para repensar o projeto, de forma a torna-lo mais inclusivo e forte, realizou-se a IIª Edição do “Maneiras de Sever”.

Neste, participou, pela primeira vez, o 1º CEB, no ambito do “Maneiras KIDS”, alargando as técnicas envolvidas com a introdução do desenho, maquetes e recortes, entre outras interpretações artisticas. Participaram 400 alunos. A Exposição “Maneiras de Sever” esteve patente no Museu Municipal de Sever do Vouga.

2016/8: 3ª Edição

Na 3ª Edição, foram apresentados mais modelos de trabalho, como interpretações musicais, cénicas e poéticas, desenvolvidos pelos 658 alunos em conjunto com os 20 professores envolvidos, tendo sido também realizada uma actividade de Street Art onde estudantes universitários de Sever estiveram envolvidos.

Em 2018, o projeto ganha alguma visibilidade nacional e internacional, tendo sido apresentado no 1º Vital Regions (Viana do Castelo), na 5ª Edição de Mostra de Boas Práticas organizado pelo GRACE (Porto), e no XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras (Cascais).

2018/20: 4ª Edição

Com uma candidatura aprovada na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do piloto “Academias Gulbenkian Conhecimento”, e mantendo os pressupostos de biénio, no que se refere à execução do Maneiras de Sever, serão intervencionados cerca de 1250 alunos, do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, contando, também, para além da Exposição do Maneiras de Sever, com a itinerância desta pelo concelho, permitindo, assim, levar este trabalho a todas as freguesias.

Fonte

Bibliografia

Ligações

maneiras_de_sever.txt · Última modificação em: 2020/05/11 19:09 (edição externa)