Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


igreja_paroquial_de_rocas_do_vouga

Igreja Paroquial de Rocas do Vouga

Localização

Cronologia

Séc.s 17/18

Descrição

“A igreja paroquial de Rocas do Vouga surge implantada no interior de um adro moldado à fisionomia do templo eventualmente edificado durante o século XVII.

A relação do bispado de Viseu, datado de 1675, refere que a igreja de Rocas, de invocação a Nossa Senhora possuía dois altares colaterais dedicados a Senhora do Rosário e a Santo António. A pequena dimensão do templo obrigou o povo de Rocas a realizar obras de ampliação e reconstrução geral do corpo da igreja, terminadas por volta do ano de 1733. No entanto, só em 1748 é que as obras ficaram concluídas com a construção da capela-mor, que segundo o cura João Silva, “estava decentemente ornada para nela se poder celebrar missa e os ofícios divinos, esta foi feita a fundamentais para poder condizer com o corpo da igreja também o mais alegado na petição é verdade que pela grande necessidade que o povo desta freguesia tinha de que benzesse só o corpo da igreja para nele poderem dizer missa com comodidade…”.

O terramoto de 1755 provocou danos no templo imediatamente reparados, e à data do sinistro, a igreja já contava com cinco altares: o altar-mor, desta feita dedicado a S. João Batista; o do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário, do Santo Cristo, e de S. Sebastião. A construção da sacristia deve remontar ao ano de 1776 como nos atesta a data gravada na porta.

A igreja viria a sofrer obras de remodelação durante a época contemporânea alterando-lhe a ambiência interior, nomeadamente através da remoção do retábulo da capela-mor, substituído por um Cristo Crucificado. O conjunto de caixotões que compunham a cobertura da capela-mor foi removido, enquanto os painéis do corpo da igreja foram conservados, e o arco cruzeiro foi alterado de maneira a obter-se uma maior espacialidade. O exterior do templo conserva uma traça de cariz classicista e contido na decoração, com pilastras e pináculos de linhas verticais bastante acentuadas.”

Imagens

Fonte

Bibliografia

Ligações

igreja_paroquial_de_rocas_do_vouga.txt · Última modificação em: 2020/05/11 19:09 (edição externa)