Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


igreja_paroquial_de_paradela

Igreja Paroquial de Paradela

Localização

  • Paradela. União de Freguesias de Cedrim e Paradela.
  • O sítio é visitável e acessível por veículo ligeiro.
  • Pelo sítio passa o percurso pedestre PR9SVV - Trilho dos Moinhos.

Cronologia

Séc. 20

Descrição

“A atual igreja paroquial de Paradela, dedicada a Nossa Senhora do Loreto, veio substituir, na década de setenta, uma pequena capela existente naquele local, marcando deste modo, uma rutura no panorama estilístico do concelho de Sever do Vouga.

As suas linhas modernas, alternando entre a dinâmica da linha curva e a rigidez da linha reta, conferem ao granito um discurso contemporâneo. Abre-se perante nós um portal de entrada largo, envidraçado, dividido em nove portas e coberto por um pequeno alpendre. À direita do templo foi edificada a torre sineira com escadaria e patamares. O interior desta nova igreja é amplo decorado com esculturas, entre as quais a do orago da paróquia: Nossa Senhora do Loreto, bem como um S. Sebastião, Nossa Senhora de Fátima e um Sagrado Coração de Jesus e numa numa pequena nave a Nossa Senhora do Ouvido.

Na sacristia do templo encontram-se outras esculturas representado, S. Bartolomeu, Santa Luzia, Senhora da Conceição, Nossa Senhora com o Menino, S. Bento, S. José, S. Francisco de Assis e Santa Teresinha do Menino Jesus.

A capela entretanto desmantelada para dar lugar à igreja que hoje vislumbramos foi edificada em meados do século XVIII, eventualmente aquando da criação da paróquia de Paradela, em virtude da desanexação da freguesia do Pessegueiro do Vouga, em 1740. Esta capela tinha invocação da Senhora da Ouvida, e ao beneficiar dos privilégios de igreja teve a necessidade de ser ampliada e remodelada, passando a ser reconhecida como “nova igreja”, benzida em 23 de Janeiro de 1750. O seu interior era, segundo António Nogueira Gonçalves, modesto com um altar-mor da segunda metade do século XVIII, com um sacrário datado do terceiro quartel do século XVIII, de madeira entalhada, com quatro colunas.”

Fonte

Bibliografia

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/17 21:52

igreja_paroquial_de_paradela.txt · Última modificação em: 2020/05/11 19:09 (edição externa)