Ferramentas de Usuário

Ferramentas de Site


casa_da_aldeia

Casa da Aldeia

Localização

  • Calçada da Aldeia. Sever do Vouga.
  • O imóvel não é visitável no interior e é acessível por veículo ligeiro.

Cronologia

Séc. 18.

Classificação

Descrição

“No coração da Vila de Sever do Vouga a escassas centenas de metros da igreja paroquial foi edificada a Casa da Aldeia. A cronologia da sua construção é incerta, não devendo, no entanto, ser anterior ao século XVIII.

A fachada principal do edifício encontra-se voltada a norte num caminho transversal à estrada. Merece especial destaque o enquadramento formado pela porta de entrada, de lintel curvo e um brasão em formato oval envolvido por uma cartela de estilização floral representando as armas da família Sá Coutinho.

Interiormente a Casa da Aldeia apresenta diversas modificações em virtude das obras de adaptação ao turismo de habitação. No entanto, realçamos o conjunto de arcadas de pedra, existentes no piso inferior, que deveriam constituir o largar e a dependência agrícola da casa senhorial. No piso superior acedemos à cozinha onde ainda podemos respirar o espirito do mundo rural, através da disposição dos seus utensílios no interior da boca de uma chaminé em granito que se estende para o exterior do edifício constituindo um exemplar de belo efeito arquitetónico.”

Imagens

Fonte

Bibliografia

Ligações

casa_da_aldeia.txt · Última modificação em: 2020/05/11 19:09 (edição externa)