fbpx

Museu integra a MEG – Rota do Megalitismo de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga

Numa parceria, entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Município de Sever do Vouga, contando com o apoio do Turismo de Portugal, num valor de 300.000,00€, este projeto propõe-se desenvolver uma nova oferta turística regional partindo de um dos valores endógenos mais emblemáticos de Viseu Dão Lafões: os monumentos megalíticos.

Esta grande rota, que conta com um total de vinte e seis dólmens e sete Museus, irá fazer a articulação com rotas locais que já existem sobre este tema, como a PR5SVV – Rota do Megalitismo, em Talhadas, ou a PR8SVV – Trilho da Pedra Moura, em Couto de Esteves.

O Museu Municipal assumirá um papel importante como centro de acolhimento e informação dos visitantes no concelho, o que potenciará o núcleo expositivo sobre o Megalitismo onde estão expostos materiais de diversos monumentos megalíticos concelhios.

A Anta da Cerqueira, do Dólmen 2 do Chão Redondo e o Anta da Capela dos Mouros integrarão a rota. A par destes monumentos, o Município irá revalorizar outros monumentos (Mamoas do Souto do Coval, Dólmen 1 do Chão Redondo, Dólmen do Poço dos Mouros e Sepultura do Rei), com acções de limpeza e colocação de sinaléctica, de forma a aumentar a oferta turística destes monumentos.

Estando, ainda, prevista a colocação de sinalética informativa e direcional, a edição de um roadbook em quatro idiomas, a edição de um desdobrável; um filme documentário e um teaser, a produção de infopoints a colocar nas sedes de concelho por onde a rota passa; a criação de um pequeno Centro Interpretativo sobre a Rota na Escola de Carvalhal de Vermilhas, em plena Serra do Caramulo; a criação de uma APP de realidade aumentada e uma plataforma web (site).

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário actual:
3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14h-17h

O horário vai sendo ajustado em conformidade com os decretos de execução dos estados de emergência ou de calamidade.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON