Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


museu_municipal_de_sever_do_vouga

Museu Municipal de Sever do Vouga

Localização

  • R. do Parque, 80. Sever do Vouga.
  • No acesso ao Parque Urbano, possui estacionamento próximo.

Apresentação

O Museu Municipal de Sever do Vouga é um centro cultural dinâmico, comprometido em contar a história de um território, divulgando os seus patrimónios e elementos de interesse cultural e etnográfico, mas também um local onde se investiga, se protege e se dá a conhecer os patrimónios de Sever do Vouga.

Faz uma abordagem à arqueologia em Terras de Sever, ao património industrial e mineiro, à etnografia e práticas culturais, às maravilhas naturais próprias do território e à sua dedicação aos pequenos frutos (com destaque para o mirtilo); suportado numa coleção museológica única, e com recurso a novas tecnologias.

Coleção

O Museu Municipal incorpora nas suas colecções não só achados arqueológicos, como também peças relacionadas com as actividades económicas que marcaram o nosso concelho nos séculos XIX e XX.

Dos sítios arqueológicos representados nas nossas colecções destacamos: Rôdo; Anta da Cerqueira, Dólmen 2 do Chão redondo, Mamoa da Terranha, Anta da Capela dos Mouros, Vale da Malhada, Castêlo (Cedrim), Minas da Malhada, Nespereira de Cima.

No que diz respeito às actividades económicas, existem peças representativas da indústria dos lacticínios, do fabrico de cerâmica, da exploração florestal, da industria de massas alimentícias e da exploração mineira.

O Museu tem recebido algumas doações que vão enriquecendo a sua colecção. Caso queira doar alguma peça ou documentação entre em contacto connosco.

Exposições

Exposição Permanente

Na exposição permanente, através de um discurso contemporâneo, fluido e dinâmico, o visitante pode conhecer a evolução do tempo e destas terras, através de um colecção que vai desde artefactos arqueológicos do paleolítico inferior, passando por Roma até aos objectos industriais das Minas do Braçal e Malhada ou das cooperativas que se dedicavam aos lacticínios.

Exposições Temporárias

A par da exposição da permanente, o Museu tem organizado algumas exposições temporárias.

Actividades e Visitas

Visitas Guiadas

A grupos organizados o Museu disponibiliza visitas guiadas, que são organizadas especificamente para cada grupo tendo em conta o interesse e o motivo da visita. Ao longo do ano costuma organizar visitas guiadas abertas à população no domingo a seguir ao aniversário (18 de Maio) e na Feira do Mirtilo (último fim de semana de Junho).

Outras actividades

Centro de Documentação

É um serviço de informação com o objetivo de recolher, tratar, organizar, preservar e promover a memória local em toda a sua diversidade.

A missão do Centro de Documentação é ser instrumento de apoio nas atividades de investigação, preparação de exposições, gestão da documentação do acervo museológico, na sua conservação e na própria animação do Museu, em simultâneo, é também assegurar e prestar apoio informativo estruturado, na área da memória local, a projetos promovidos por outros serviços da Câmara Municipal ou órgãos do Município, bem como a investigadores, professores, estudantes e ao público em geral.

O CDMMSV tem à sua guarda documentação arquivística e bibliográfica que se agrupa neste momento em três fundos: Fundo Geral, Fundo Local, Fundo do Museu. O CDMMSV será o fiel depositário de um conjunto de documentos produzidos pelo Museu Municipal no decurso da sua atividade.

Distinções

Ligações

museu_municipal_de_sever_do_vouga.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)