Colaboração
Freguesias
Uma iniciativa
Freguesias
Uma iniciativa
A Fundação de Edite Costa Matos, Mão Amiga, nasceu em 2009, fruto de um grande sonho da sua fundadora, Edite Silva e Costa Matos, seu marido e filhos.
Sediada em Silva Escura, na União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas, esta IPSS de utilidade pública, tem por objeto a assistência, apoio e auxílio a qualquer pessoa, grupo ou família, em qualquer parte do território nacional, nas áreas social, da saúde, da educação, da formação e da habitação, bem como a contribuição para o desenvolvimento humano, o bem-estar e a integração social das pessoas e das famílias na comunidade em que sem inserem.
São especialmente apoiados pela Fundação os idosos, a infância e juventude, incluindo crianças e jovens em risco, os deficientes e incapazes, e em geral todas pessoas e famílias que se encontrem numa situação de necessidade, seja por falta ou insuficiência de recursos, seja por quaisquer incapacidades ou impedimentos relevantes.
Baseada em princípios sólidos e transparentes, a Fundação trabalha todos os dias, com a intenção de chegar mais próximo de quem mais precisa, contando com o grande apoio dos seus parceiros e dos seus voluntários.
No decorrer do ano de 2018, a Fundação concorreu ao “Portugal Inovação Social”, na área da habitação solidária, com o projeto “Habitação Solidária VIDA – Valorização, Integração, Desenvolvimento, Autonomia”, projeto que foi apoiado pelo Portugal Inovação Social, POISE Este projeto é também apoiado por investidores sociais: Município de Sever do Vouga, A. Silva Matos Industries, Rotary Club de Sever do Vouga.
Conta com parceiros como a Associação Just a Change, IPSS`s locais, empresas locais e nacionais, comércio local e comunidade do concelho de Sever do Vouga, entre outros. Decorrerá até 4 de Junho de 2021 e irá abranger 60 beneficiários, reabilitando nestes três anos cerca de vinte habitações degradadas do concelho de Sever do Vouga, desenvolvendo-se nas seguintes atividades:
Aberto a pessoas e/ou instituições, enquanto agente impulsionador de autonomia, o acompanhamento psicossocial é assegurado pela equipa multidisciplinar da Fundação, constituída por:
Para além das valências referidas, contamos com alguns bancos de apoio social:
Em parceria com o Município de Sever do Vouga, empresas e outros parceiros locais, entregamos um cabaz com produtos essenciais ao Natal a todos os indivíduos/ famílias carenciadas do concelho de Sever do Vouga. A Fundação participa nesta atividade também na qualidade de investidora social.
Procurando ir ao encontro das reais necessidades das crianças e jovens em meio escolar, para um melhor desempenho e integração dos mesmos, a Fundação vai ajustando este contributo em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga. Assim, para além do material básico necessário, este cesto inclui também material/equipamento de apoio às disciplinas.
Atividade destinada a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, oriundas de famílias carenciadas, residentes nos concelhos de Sever do Vouga, Oliveira de Frades e Albergaria-a-Velha, acompanhadas pela Fundação ou encaminhadas por Instituições locais (IPSS´s. CPCJ, Centro de Saúde, entre outros.). Em cada ano é selecionada uma temática a ser trabalhada em três momentos diferentes: nas interrupções letivas da Páscoa, Verão e Natal, com o principal objetivo de trabalhar/reforçar as competências pessoais e sociais, com recurso a meios lúdicos, educativos, desportivos e/ou artísticos.
Bolsas de Estudo -A Fundação atribui Bolsas de Estudo a jovens que ingressem ou frequentem o Ensino Superior Público, licenciatura e/ou mestrado, permitindo-lhes, desta forma, alcançarem uma ferramenta de trabalho, imprescindível à construção de um futuro melhor.
Apoio à Educação- No sentido de adaptar as realidades socais aos novos contextos, a Fundação define para cada ano lectivo um valor a distribuir a título de Apoio à Educação, ao qual podem aceder candidatos que não reúnam todas as condições de acesso à Bolsa de Estudo, mas que preencham os requisitos constantes do respectivo Regulamento, nomeadamente a nível de recursos económicos do agregado familiar.
O Maneiras de Sever é um projecto de Design para a Inovação Social, que surgiu em 2013 fruto da parceria entre o Mestrado em Design da Universidade de Aveiro (por Pedro Fragoso Lopes) e a Fundação de Edite Costa Matos - Mão Amiga, com o objectivo fixar a população jovem do concelho de Sever do Vouga, através do reconhecimento e de sentimento de pertença pelo território, com auxílio de ferramentas multimédia.