Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


mamoas_da_lomba

Mamoas da Lomba

Localização

Cronologia

Neolítico.

Descrição

Monumento 1

“Este mamoa foi identificada por Ana Bettencourt (Bettencourt, 1981 e 1988; Bettencourt & Rebelo, 1988/89) destacando-se bem na paisagem envolvente. Encontra-se bastante destruída a Norte e a Oeste preservando apenas cerca de 0,50m de uma altura primitiva que deveria rondar os 3m.

Apresenta contorno elíptico com cerca de 17m de diâmetro no eixo Norte-Sul e 11m no eixo Este-Oeste e vestígios de couraça lítica superficial com profusão de quartzo branco. A cerca de 4m do limite SO do tumulus encontram-se dois prováveis esteios em granito in situ que não foram anteriormente registados. Em redor da mamoa jazem alguns elementos pétreos que poderão ser restos de esteios. Segundo Ana Bettencourt e Teresa Rebelo, tanto este monumento como a Mamoa da Lomba 2 poderão corresponder a uma das mamos do Janardo referidas nos inéditos de Alberto Souto (Bettencourt & Rebelo, 1988/89: 17; Silva, 1986).”

Monumento 2

“Grande mamoa com cerca de 2 m de altura preservada, apresentando um contorno elíptico com 15 m no eixo norte-sul e 17m no eixo este-oeste. O muro de divisória de concelhos que se lhe sobrepõe destruiu bastante o monumento. Trata-se de uma mamoa localizada no extremo de uma plataforma de um cabeço na encosta oeste da Serra do Arestal com ampla visibilidade do e para o território envolvente. Segundo Ana Bettencourt e Teresa Rebelo, tanto este monumento como a Mamoa da Lomba 1 poderão corresponder a uma das mamoas do Janardo referidas nos inéditos de Alberto Souto (Bettencourt & Rebelo, 1988/89: 17; Silva, 1986).”

Fontes

Bibliografia

  • Bettencourt, A. (1981). Contributos para a Carta Arqueológica do concelho de Sever do Vouga. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trabalho escolar apresentado ao Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Policop
  • Bettencourt, A. (1988). Carta arqueológica do concelho de Sever do Vouga. Sever de Vouga, Portugal, 250p, policop
  • Bettencourt, A. e Rebelo, T. (1988/89). Monumentos megalíticos da Serra do Arestal (Sever do Vouga Vale de Cambra). Inventário preliminar. “Portugália”. Porto. Nova série:9-10: 7-30
  • Pêgo, M. C. C. (2002). Roteiro do Megalitismo - Legados de Sever do Vouga. Câmara Municipal de Sever do Vouga.
  • Queiroga, F. M. V. R. (2001). Inventário Patrimonial de Vale de Cambra, I - Arqueologia, Câmara Municipal de Vale de Cambra, Museu Municipal.
  • Ramos, F. S. (1998). Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo. Sever do Vouga. Câmara Municipal de Sever do Vouga
  • Silva, M.M.M (1986). Megalitismo na bacia hidrográfica do baixo Vouga, Coimbra (trabalho apresentado ao Instituto da Universidade de Coimbra no âmbito da disciplina de Pré-Historia Peninsular Europeia), polic.

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 17:20

mamoas_da_lomba.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)