Colaboração
Freguesias
Uma iniciativa
Freguesias
Uma iniciativa
Neolítico.
Monumento de grandes proporções localizado numa pequena esplanada à cota média de 723m e perfeitamente visível, marcando profundamente a paisagem conjuntamente com os afloramentos rochosos que lhe estão próximos. Este dólmen é tão impressionante que Amorim Girão não resistiu em o escavar “(…) à custa de grandes sacrifícios, e que fora determinada pelo facto de a anta se revelar absolutamente intacta (…)” (Girão, 1921: 67).
Efetivamente, os relatos deste investigador revelam-nos um sepulcro megalítico em excelente estado de conservação, contrastando, infelizmente, com o que hoje podemos observar. Girão encontra este dólmen ainda com a grande laje de cobertura da câmara, com 3,90 m de comprimento e 2,90 m de largura, definindo-o como “uma mamoa quási perfeita, escondendo totalmente uma anta com galeria voltada a NE.” (Girão, 1921: 66). A escavação que então efetuou revelou uma câmara de 9 esteios e um corredor com 10 ortostatos, 5 de cada lado.
Deste conjunto arquitectónico, restam hoje, na câmara sepulcral, para além do esteio de cabeceira, 3 esteios do lado Norte e 2 do lado Sul, tendo por isso desaparecido 3 esteios deste espaço. Dos 10 esteios do corredor observados por A. Girão, apenas se conservam 6, estando um no lado SE, 4 do lado NE e um deslocado e tombado. A laje de cobertura da câmara desapareceu.
Assim, tendo em conta os dados obtidos por Girão e pelo que podemos hoje observar, a Mamoa do Lameiro do Ouguedelo encerra um dólmen complexo, de câmara poligonal e corredor diferenciado em planta e alçado. A câmara poligonal alongada de 9 esteios em granito, tem de largura 2,70m e 3,30m de comprimento. O possante esteio de cabeceira, perfeitamente vertical, apresenta 1,70m de largura e 0,40m de espessura. O corredor composto por 5 esteios de cada lado, encontra-se orientado a NE. (55° N) e apresenta cerca de 5,40m de comprimento e 1,70m de largura à entrada da câmara. A orientação que o corredor, a NE., é um aspeto bastante curioso, tendo em conta que quase a totalidade os dólmens de corredor se apresentam voltados a SE ou E.SE.
Um outro aspeto deste monumento referido por todos que os visitam é a excelente conservação em que se encontra a mamoa, cuja altura é, inclusivamente, maior do que a dos esteios da câmara. Com uma forte couraça pétrea, apresenta 27,5m no eixo Norte-Sul e 30m no eixo Este-Oeste e uma altura máxima preservada de cerca de 3m.
— Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 12:53