Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


ereira_via_romana

Ereira (via romana)

Localização

  • Ereira. Talhadas.
  • O sítio é visitável.

Cronologia

  • Romano

Classificação

Descrição

“Localizado a cerca de 300 m a NE da povoação da Ereira, sobre uma linha de água, a Ribeira de Água de Vide, encontra-se conservado um troço de via romana com 70 m de comprimento.

Trata-se de uma via constituída por grandes lajes em granito com uma largura média de 2,80 m. No topo do troço conservado, no lado norte, encontra-se fincado um marco em granito (0,80 m de altura, 025 m de largura e 0, 16 m de espessura) com a face repleta de cruzes gravadas. De notar que num dos afloramentos rochosos que existem no lado norte, se encontra igualmente gravada a data de 1763.

Este troço pertencia a um ramal secundário, diverticulum, da via principal que unia Olissipo a Bracara, estando relacionada com a necessidade de escoamento dos produtos metalíferos explorados não apenas nos concelhos de Viseu e Vouzela (estanho) como também os que eram explorados nesta região das Talhadas (chumbo, prata e cobre), sobretudo a partir do século III (Vaz, 1997, p. 398).

A via, que vinha de Viseu, sede de uma civitas, seguia pela margem esquerda do Vouga, passava no vizinho concelho de Oliveira de Frades por Reigoso, Feira, Ponte, Benfeitas, Pisco e depois entrava no concelho de Sever do Vouga passando por Ereira, Talhadas, Doninhas, curvando depois para sul até atingir o Cabeço do Vouga, mantendo-se assim sempre na mesma margem do rio. Por alturas do Cabeço do Vouga atingia a via que ligava Olisipo a Bracara.”

Imagens

Vídeos

Fontes

Bibliografia

  • Bettencourt, A. (1981). “Contributos para a Carta Arqueológica do concelho de Sever do Vouga”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trabalho escolar apresentado ao Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Policop.
  • Bettencourt,A. (1988 a). “Carta arqueológica do concelho de Sever do Vouga”. Sever de Vouga, Portugal, 250 p, policop.
  • Ramos, F. S. (1998). Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo. Sever do Vouga. Câmara Municipal de Sever do Vouga.
  • Raposo, J. (2001). Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. “Almadan”, 2ª série: 10: 99-157.

Ligações

ereira_via_romana.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)