Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


castelo_da_pena

Castelo da Pena

Localização

Cronologia

Idade Média.

Descrição

Atalaia fortificada implantada no topo de um esporão. No local conseguem-se ainda observar os restos da muralha que circundava este pequeno promontório rochoso. No topo, a quantidade de pedra solta e de telha indicia a existência de estruturas cobertas. Realce igualmente para a existência de marcas nos afloramentos rochosos relacionadas com suportes em madeira.

Os vestígios materiais à superfície são essencialmente cerâmicos, tendo sido recolhido um fragmento de asa decorada com incisões que podemos balizar no séc. XII.

Assim, podemos interpretar estes vestígios como os restos de uma pequena atalaia medieval que contolava um amplo domínio visual, sobretudo para sul, que estaria integrada numa rede de sítios da mesma época que serviam para vigiar o território.

Segundo informações orais recolhidas por A. Bettencourt, teria aparecido neste local um “facão de ferro” (Bettencourt, 1988).

No topo do morro encontra-se um cruzeiro da época contemporânea que atribui uma marca religiosa ao sítio. Efetivamente, no dia ??? sai ainda hoje uma procissão da Capela da Nª Srª do Pilar que torneia o local do “Castelo” retornando de seguida à capela. A tradição de ter havido algo neste local é assim mantida pelo próprio ato religioso.

Fontes

Bibliografia

castelo_da_pena.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/06/08 13:12 por mmsv