Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


casa_dos_morgados_de_soutelinho

Casa dos Morgados de Soutelinho

Localização

Cronologia

Séc. 19

Descrição

“No lugar do Soutelo, freguesia de Paradela, encontramos mais um exemplar da arquitetura senhorial do concelho de Sever do Vouga. Esta casa senhorial pertencera ao magistrado João Figueiredo Pacheco Teles Araújo diretamente relacionado com a família do Conde de Beirós por via matrimonial.

A fachada principal encontra-se voltada a nascente estando confinada pela rua e por um aglomerado habitacional que lhe confere alguma exiguidade espacial. No que diz respeito ao capítulo artístico, a casa dos Morgados de Soutelinho destaca-se pela sua escadaria de acesso ao piso superior a partir do primeiro patamar, com guarda plena que arranca em voluta e circunda o pequeno patamar superior, coberto por alpendre apoiado por duas colunas de granito.

Na vertente norte do conjunto e agora no exterior junto do portão, temos a oportunidade de verificar um panejamento de cantaria com cimalha com um frontal curvo com nicho, onde está gravado: J.F.P.T.A. 1868.

No alçado poente encontram-se dois corpos apensos perpendicularmente nos topos, com escadaria de acesso comum. É igualmente de especial interesse artístico o gradeamento de ferro fundido com uma coroa de conde, de formato pequeno e por baixo dela, as letras: C. B representando as siglas do Conde de Beirós.”

Fontes

Bibliografia

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 22:52

casa_dos_morgados_de_soutelinho.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)