Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


casa_de_sequeiros

Casa de Sequeiros

Localização

Cronologia

Idade Moderna.

Descrição

“Na vertente nascente do lugar de Sequeiros no lado inferior da rua, encontramos a casa senhorial de Sequeiros datada de 1697, como nos demonstra uma inscrição no lintel de uma porta do alpendre. Ao presente, os vestígios do que seria aquela casa senhorial à época são praticamente inexistentes em virtude da sua alienação e total descaracterização nos anos 70 e 80 do século XX.

No entanto, A. Nogueira Gonçalves teve a oportunidade de visitar e descrever a casa antes da sua remodelação, descrevendo-a como um edifício composto por dois corpos: senhorial e agrícola. No interior da casa senhorial existiu uma pequena capela no ângulo da casa, onde se lia a época: ANNO DE 1760 ANNOS.

Segundo Nogueira Gonçalves, na capela existia um pequeno retábulo com as esculturas de Cristo Crucificado, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Carmo. A capela contava ainda com um conjunto de pinturas parietais representando a Mater Dolorosa, Santa Bárbara e S. Gonçalo de Amarante. No lado oposto Santo António acompanhado de S. Bento e Santa Apolónia.

A casa senhorial possuía ainda um brasão com as armas dos Tavares, dos Silvas, dos Araújos, dos Albuquerques. O brasão foi desmantelado e levado para Pinheiro da Bemposta.”

Fontes

Bibliografia

  • Ferreira, D. B. (1999). Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha - Século XVIII. Porto.
  • Gonçalves, A. N. (1991). Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro. Zona Nordeste. Lisboa. pp. 136-137.
  • Ramos, F. S. (1998). Sever do Vouga - Uma Viagem no Tempo. Sever do Vouga. Câmara Municipal de Sever do Vouga

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 19:53

casa_de_sequeiros.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)