Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


casa_da_gandara

Casa da Gândara

Localização

Cronologia

Séc. 16/18.

Descrição

“Sobranceira ao vale onde se localiza a freguesia de Silva Escura encontra-se a Quinta da Gândara. Aos seus pés desenvolve-se um planalto verdejante com uma paisagem envolvente que pela sua serenidade permite-nos dedicar a exercícios de introspecção.

A construção da casa senhorial deve datar da última década do século XVI, se atendermos à inscrição patente na fachada nascente e que diz o seguinte: ESTAS: CASAS: MANDOU FAZER CPR/ AM MIZ: NO ANO DE 1592. A Quinta da Gândara possui ainda outros dois corpos arquitectónicos de tamanhos diferentes separados pelo pequeno muro com portão de entrada rematado por uma cruz e ladeado por elementos concheados e pilares com fogaréus, sendo visível a data de 1776. Ambos corpos apresentam janelas rectangulares com mísulas com a particularidade de estas se encontrarem decoradas alternadamente entre folhas de trevo e cruz. No interior da casa principal, uma escada de granito dá acesso ao piso superior, onde podemos encontrar salão principal revestido com um tecto octogonal em madeira de castanho. Na parede do salão encontra-se um oratório em granito lavrado, com cimalha, colunelos laterais e altar com avental.

A capela de invocação à Nossa Senhora da Conceição foi benzida em 1740, e conserva-se na actualidade fruto de diversas alterações nomeadamente através da retirada do reboco exterior, e dos elementos decorativos do seu interior, podendo hoje em dia encontrar-se no local do retábulo um Cristo crucificado ladeado pelas esculturas de S. João Baptista e de Nossa Senhora da Conceição.

Fontes

Bibliografia

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 21:06

casa_da_gandara.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)