Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


capela_de_nossa_senhora_da_graca_talhadas

Capela Nossa Senhora da Graça

Localização

Cronologia

Séc. 17/18(?).

Descrição

Na parte mais baixa da povoação de Talhadas foi edificada uma capela de invocação a Nossa Senhora da Graça. A julgar pelas visitações feitas à capela, esta deve ser uma obra da primeira metade do século XVII, uma vez que na visita de 1676 a ermida encontrava-se ao desamparo, e na visita de 1680, o visitador reafirmou a necessidade de terminarem as obras e da necessidade de reformar o retábulo.

De traços arquitectónicos simples, a capela apresenta um corpo rectangular único com cunhais com pilastras coroados de pináculos e empena com cruz no vértice sobre pedestal decorado. Merece especial destaque o alpendre que se encontra apenso à fachada, constituído por oito colunas toscanas, localizando-se no lado esquerdo um púlpito destinado às pregações.

No seu interior a capela de Nossa Senhora da Graça é decorada com um retábulo de madeira, da segunda metade da mesma centúria, de duas simples colunas com capitéis compósitos, frontão contracurvado e talha dourada, aparecendo no nicho central do retábulo, uma escultura de Nossa Senhora da Graça em pedra policromada, dos séculos XIV-XV, com o Menino na mão esquerda e fruto na direita. O retábulo é composto ainda pelas esculturas de S. Francisco de Assis, em pedra, e duas esculturas de Nossa Senhora da Graça.

Fontes

Bibliografia

capela_de_nossa_senhora_da_graca_talhadas.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)