Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


capela_de_nossa_senhora_da_graca

Capela de Nossa Senhora da Graça

Localização

Cronologia

Séc. 17.

Descrição

“A capela de Nossa Senhora da Graça encontra-se implantada num pequeno terreiro na freguesia de Silva Escura. A edificação da capela deve remontar a 1662 se atendermos à inscrição no lintel da porta principal da capela, onde se pode ler: MELCHIOR. BRITO.ET.ROBLES. / V.I.D. PROT. APOST. ABBAS. / SYLVAE.OBSCURAE.1662.

As obras de beneficiação arquitetónica levadas a cabo recentemente permitiram a elevação do pé direito da igreja e ganhar, deste modo, um pouco mais de verticalidade. O interior é de nave única e nele podemos encontrar uma lápide com a epígrafe: AQUI JAZ JOÃO / CIPRIANO DE / ASSIS E MORAES ABBADE Q[UE] FOI / DESTA FR[EGUE]S[I]A DE SI/LVA ESCURA FA/LESCIDO AOS 30 DE AGOSTO / DE 1836 PEDE / AOS Q [EU] AQUI ENTRAREM REZE/M A N[OSSA] SENH/ORA HUMA A/VE MARIA POR/ SUA ALMA/ POR CHARI/DADE.

Na parede do lado direito do altar, encontra-se uma pedra com uma outra inscrição fúnebre pertencente a Melchior de Brito, referindo o seguinte: MELCHIOR, BRITO.ET.RO/BLES.I.V.D.PROT.APOST. / ABBAS. SYLVAE.OBSCURAE / SACELLVM.HOC.VETUS/TATE.COLLAPSVM.A.FVUNDAMENTIS.EREXIT.AN/NO.CHRISTI.1662.”

Fontes

Bibliografia

  • Gonçalves, A. N. (1991). Inventário Artístico de Portugal. Zona Nordeste. Lisboa. pp. 149-150.

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 21:16

capela_de_nossa_senhora_da_graca.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)