Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


cabeco_de_sao_domingos

Cabeço de São Domingos

Localização

Cronologia

Calcolítico.

Descrição

“O Cabeço de S. Domingos é o remate de um esporão que domina um amplo território visual para sul e este, controlando inclusivamente grande parte do curso do rio Bom.

Pese embora não tenham sido encontrados vestígios materiais à superfície, a identificação de muralhas de pedra a fechar os espaços existentes entre alguns afloramentos, faz-nos colocar a hipótese deste local ter sido habitado, talvez na pré-história, muito provavelmente no Calcolítico.

Geralmente, os locais toponimicamente cristianizados são indicadores de vestígios arqueológicos. Por outro lado, segundo uma referência de Bento e Miranda (1989/1990), o Sr. José Leonel da povoação do Romezal terá dito que apareceram “púcaros” na pedreira de S. Domingos, bem como terão lá existido “barracos” feitos de pedra miúda (Bento e Miranda, 1989/1990).

Ora, todos estes dados apontam para a possibilidade de ter existido um pequeno sítio de habitat pré-histórico que investigações futuras poderão confirmar.”

Fontes

Bibliografia

  • Bento, M. J. e Miranda, M. J. (1989/1990). Carta arqueológica do concelho de Sever do Vouga. Sever de Vouga, Portugal, 250 p., policop.

Museu Municipal de Sever do Vouga 2020/04/24 19:13

cabeco_de_sao_domingos.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)