Ferramentas de Utilizador

Ferramentas de Site


artur_nunes_vidal

Artur Nunes Vidal

Nascido no ano de 1882, em Fermentelos, Artur Vidal veio a falecer em Águeda, em Maio de 1952. Matriculado na escola distrital de habilitações para o Magistério Primário, em Aveiro, terminou o seu curso em Junho de 1902.

Cinco anos depois, foi colocado em Cedrim, na actual União das Freguesias de Cedrim e Paradela, onde também dirigiu um curso nocturno para adultos. Tendo sempre a preocupação de instruir, cultivar os outros, fundou o “jornalzinho” escolar A Lição, cujas edições se encontram na Biblioteca Paroquial de Cedrim, graças a uma oferta de seu filho Alexandre da Costa Vidal.

Em 1921, foi para Águeda leccionar na Escola Primária Superior, de onde passaria para a Escola Comercial e Industrial da mesma cidade, onde exerceu as funções de professor, secretário e, pontualmente, director.

Deixou diversos livros e folhetos, alguns de teor musical e outros sobre assuntos variados, como regras de bom escrever, lembranças de Fermentelos, etc..

Sendo um apaixonado pela música, fundou várias tunas, em Fermentelos e noutras localidades. Tocava com perfeição vários instrumentos, como violino, violão, rabecão e flauta.

Em 1909, fundou em Cedrim uma Tuna de 12 elementos que, nesse mesmo ano, foi transformada em Filarmónica, já com 26 elementos, em 1921 já estava extinta e os seus instrumentos foram oferecidos à Banda Nova de Fermentelos 1). Presidiu também a Junta de Cedrim e, em 1919, foi administrador do Concelho de Sever do Vouga.

Fonte

artur_nunes_vidal.txt · Esta página foi modificada pela última vez em: 2020/05/11 19:09 (Edição externa)