Webinar deu o “pontapé de saída” da adesão ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

Dia 27 de Março, Sábado, às 21h30 o Museu Municipal e a ViverSever organizaram um Webinar que teve como mote “O potencial turístico do Património Mineiro. As minas do Braçal”.

O Webinar teve uma forte participação, cerca de uma centena de pessoas, quer severenses, quer parceiros do Roteiro das Minas, quer outras pessoas interessadas nesta temática.

Esta iniciativa inseriu-se no processo de adesão do Município ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, com o Local “Minas do Braçal e Malhada”.

Após as boas vindas pelos Presidentes da Câmara Municipal e da ViverSever, o coordenador do Museu apresentou a adesão do Município ao Roteiro das Minas bem como a evolução histórica destas Minas, com destaque para um vídeo inédito das Minas em 1974, realizado por Raúl Fernando Vidal, filho do Eng. João Vidal, ex-responsável técnico das Minas.

Para o Webinar foram convidados Emanuel Guimarães, do Ecomuseu de Ribeira de Pena, e António Jorge Costa, do IPDT responsável pela elaboração da Estratégia para o Turismo de Sever do Vouga. Ambos com vasta experiência na área do Património, Desenvolvimento Local e Turismo, e partindo das suas experiências deram um importante contributo para a reflexão sobre o Potencial Turístico do Património Mineiro concelhio, sobre o trabalho em rede na valorização do património bem como sobre a importância da qualificação da oferta turística.

No final, Bernardo Lemos, consultor do Roteiro das Minas, e Mário Silva, presidente da Assembleia Municipal e investigador em História Local, encerraram a sessão focando a pertinência do tema e a oportunidade do trabalho em rede e da união Património Mineiro e Turismo no desenvolvimento do concelho.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal tem como objectivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira.
A adesão do Município, através do Museu Municipal, ao Roteiro significa o compromisso de continuar a trilhar caminho na preservação e na divulgação das Minas do Braçal/Malhada e das memórias a elas associadas, bem como a melhoria das condições de visita.

A ViverSever, Associação de Promoção de Sever do Vouga, surgiu pelas mãos de um grupo de amigos naturais e residentes em Sever do Vouga com a ideia em comum de promover e divulgar o que a sua Terra tem de melhor.

Emanuel Guimarães, licenciado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Mestre em Museologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A nível académico tem dedicado especial reflexão à temática dos museus e a sua ligação ao desenvolvimento e à comunidade. Colaborou com várias instituições nacionais no inventário, conservação e valorização do património cultural. É actualmente o coordenador do Ecomuseu de Ribeira de Pena, que integra o Museu do Volfrâmio de Cerva.

António Jorge Costa, licenciado em Gestão e Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Planeamento Estratégico em Turismo e Hotelaria pela Universidade de Surrey (Reino Unido). Fundador e Presidente do IPDT, é Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal (WHATT), membro do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial de Turismo.