Um Museu onde há Gente!

Depois de 4 sessões, que superaram as expectativas, o projeto “Há Gente no Museu!” teve a sua última apresentação no dia 29 de setembro, inserido nas Jornadas Europeias do Património.

O Museu Municipal de Sever do Vouga, em parceria com a Severi – Associação Cultural de Expressão Dramática, promoveu a iniciativa que retratou a história do concelho com uma grande dose de humor. Foram mais de 282 de participantes, do quais 66 menores, sendo de salientar as 82 famílias, que assistiram a este espectáculo.

Com atores locais, apresentou-se o Museu numa visita guiada em jeito de peça de teatro, mostrando-se as peças em exposição num ambiente descontraído, através de uma experiência diferente.

Abordaram-se temas como a pré-história, a romanização, a produção leiteira, o Vouguinha, a exploração mineira e os mirtilos através de uma grande interação com os visitantes.

Um projeto artístico que foi mediador entre o conhecimento histórico e o público, para que este não fosse mero espectador. O Museu Municipal é um espaço interativo, feito por pessoas e para pessoas. Não é apenas um amontoado de objetos do passado. É parte viva da comunidade severense.

Patrícia Fernandes, presidente da associação Severi, afirmou que “não foi difícil encontrar a inspiração no Museu Municipal, um espaço que nos diz tanto, que é, no fundo, parte de cada um de nós, severenses”. Acrescentou ainda que acredita que “unir esforços e potenciar respostas em prol do mesmo objetivo é, de facto, uma forma eficaz de potenciar o nosso concelho.”

Esta foi uma oferta nova do Museu, num Domingo à tarde, e por isso um horário favorável às famílias. Sever do Vouga é um Município “+ familiarmente responsável”.

Em breve este projecto será editado em livro e em vídeo, que ficarão disponíveis na internet.

Fica também o desejo do Museu Municipal e da Severi de continuarem esta parceria!

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *