fbpx

Sabia que… As nossas manteigas já foram a Paris?

Iniciámos, no mês passado, uma nova rubrica no Jornal Beira Vouga em parceria com o Museu Municipal de Sever do Vouga. Todos meses neste espaço, o Museu dará a conhecer uma peça, um documento ou até factos históricos fruto da sua acção de investigação e de guardião da memória da nossa comunidade.

Começamos por vos falar sobre a presença das Manteigas severenses nas feiras internacionais. Nos séculos XIX e XX existiam vários produtores de manteiga no nosso concelho, alguns dos quais frequentavam as feiras nacionais e internacionais. Foi de uma destas feiras que veio a primeira máquina industrial de lacticínios, de que falaremos num próximo número!
Uma das manteigas premiadas em Paris foi a Manteiga “Vouga”, fabricada por Antero Lopes da Silva, nas “abas da Serra de S. Theago do Arestal”.
No museu conserva-se uma caixa, desta manteiga, doada pela Dr.ª Teresa Faro, que pertencia ao espólio do seu pai, Manuel Monteiro da Costa Faro, médico, filho de José Nunes Monteiro, das Talhadas.
Esta “manteiga pura de leite de vaca” foi premiada na Exposição Industrial do Porto, que se realizou no Palácio de Cristal em 1897; e na Exposição Internacional do Trabalho, em Paris no ano de 1901.
Agradecemos a quem tiver informações sobre este fabricante, Antero Lopes da Silva, ou sobre outros fabricantes e marcas de manteiga, que nos contacte.

Este mês lançamos a questão: “Sabia que… já se usavam canivetes suíços há 10 mil anos?
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!

Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reabrimos ao público com todas as medidas de segurança para que possa visitá-lo.

Horário: 3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14-17h

Entrada Gratuita

As visitas guiadas estão suspensas, serão retomadas logo que possível.

Reabertura do Museu