fbpx

Sítio do Rôdo no III Congresso da AAP

Está a decorrer o III Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses, durante a qual foi apresentada a seguinte comunicação com dados sobre o sítio Paleolítico do Rôdo, Couto de Esteves.

A UTILIZAÇÃO DE QUARTZO DURANTE O PALEOLÍTICO SUPERIOR NO TERRITÓRIO DOS VALES DOS RIOS VOUGA E CÔA

Cristina Gameiro / Thierry Aubry / Bárbara Costa / Sérgio Gomes / Luís Luís / Carmen Manzano / André Tomás Santos

Tradicionalmente o quartzo tem sido apresentado como uma matéria-prima de menor aptidão ao talhe. Porém, o facto de estar disponível naturalmente, em regiões onde não existe sílex ou silcreto, conduziu à sua frequente exploração, por parte das comunidades humanas que habitaram o território português, durante o Paleolítico. Neste trabalho, apresentamos comparativamente os dados relativos à utilização do quartzo nos sítios do Vale do Côa (Fariseu e Cardina) e do Vale do Vouga (Vau e Rôdo) durante o Gravettense, Magdalenense e Azilense. O volume de dados sobre as duas áreas em comparação é desigual e dispomos de poucos elementos sobre a tradição técnica e a funcionalidade dos sítios do Vouga; contudo, dispomos já de elementos suficientes para comparar e identificar, nos sítios arqueológicos situados em duas regiões distintas, o mesmo esquema conceptual inerente às cadeias operatórias aplicadas aos diferentes tipos de quartzo.

Clique na imagem para ver o vídeo da apresentação

Além de ver o vídeo da apresentação já pode consultar o texto no volume de Actas do III Congresso da AAP.

Relembramos que alguns materiais do Rôdo podem ser vistos no Museu Municipal, e que recentemente no volume 30 da Revista “Arqueologia & História” saíram dois artigos sobre o mesmo sítio.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reabrimos ao público com todas as medidas de segurança para que possa visitá-lo.

Horário: 3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14-17h

Durante o estado de emergência, o Museu não abrirá aos Sábados à tarde.

Entrada Gratuita

As visitas guiadas para grupos estão suspensas, serão retomadas logo que possível.

Info Covid-19