Peça em destaque: Desnatadeira

A peça que apresentamos este mês é a 1ª desnatadeira centrífuga do país. Comprada em 1893, em França, por António Caetano Rodrigues Viana, Visconde de Nandufe, que a instalou em Sanfins.

A aquisição desta máquina permitiu um avanço enorme no processo de desnatar o leite para a produção de manteiga, que até ali se fazia pelo método do pousio, marcando o inicio da industrialização dos lacticínios.

A desnatadeira centrífuga foi inventada pelo sueco Gustavo de Laval, em 1877, e era movida manualmente. O Leite era colocado na cuba superior, caindo para outra mais pequena, procedendo-se à separação da nata que saía pelo tubo lateral inferior, saindo pelo outro o leite desnatado. Poderá ver o funcionamento de uma desnatadeira centrífuga manual aqui.

Estas peças foram cedidas ao Museu Municipal pela Cooperativa Agrícola de Sanfins.

Para saber mais sobre esta temática dos Lacticínios em Portugal e no concelho de Sever do Vouga consulte o livro “Leite e Lacticínios de Portugal: Digressões Históricas” disponível aqui.

 

Veja aqui as outras peças que já estiveram em destaque!

 

Doe fotografias, objectos ou documentos ao nosso Museu, ajude a preservar a memória das nossas gentes. Os objectos recolhidos poderão integrar exposições temporárias no futuro. Faça parte desta história, contacte o Museu Municipal!

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *