Património (a)riscado nas Jornadas Europeias do Património

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, Sever do Vouga aderiu à iniciativa nacional (a)Riscar o Património, que este ano teve como tema “Património e Educação”. Foram nossos parceiros os Aveiro Sketchers.
No Sábado, sete “Urban Sketchers” oriundos de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Viseu, após uma visita ao Museu Municipal, rumaram até à freguesia de Rocas do Vouga.

A manhã foi dedicada à antiga Escola Primária de Rocas do Vouga. Esta escola é a única do tipo “Adães Bermudes” que existe no concelho e deverá ter sido construída em 1902/3 apenas com uma sala e casa do professor adoçada e na década de 30 foi ampliada com mais uma sala simétrica.

Trabalhos realizados na Antiga Escola Primária de Rocas do Vouga

O almoço foi na antiga escola primária de Nespereira, hoje reconvertida em sede da Associação “Turma dos Melhores”.

De tarde, rumou-se à Quinta do Linheiro onde funcionou entre 1940 e 1960 o Centro de Educação e Trabalho D. Helena Quadros. Uma instituição dedicada à educação de raparigas em regime de internato, da Junta de Província da Beira Litoral, liderada por Bissaya Barreto.

Trabalhos realizados na Quinta do Linheiro

O nosso agradecimento à Junta de Freguesia de Rocas do Vouga, à Fundação Bernardo Barbosa Quadros e Associação “Turma dos Melhores”.

Os trabalhos realizados estão disponíveis aqui e serão expostos em 2021 no Museu Municipal e em Rocas do Vouga.