fbpx

Património (a)riscado nas Jornadas Europeias do Património

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, Sever do Vouga aderiu à iniciativa nacional (a)Riscar o Património, que este ano teve como tema “Património e Educação”. Foram nossos parceiros os Aveiro Sketchers.
No Sábado, sete “Urban Sketchers” oriundos de Aveiro, Albergaria-a-Velha e Viseu, após uma visita ao Museu Municipal, rumaram até à freguesia de Rocas do Vouga.


A manhã foi dedicada à antiga Escola Primária de Rocas do Vouga. Esta escola é a única do tipo “Adães Bermudes” que existe no concelho e deverá ter sido construída em 1902/3 apenas com uma sala e casa do professor adoçada e na década de 30 foi ampliada com mais uma sala simétrica.

Trabalhos realizados na Antiga Escola Primária de Rocas do Vouga

O almoço foi na antiga escola primária de Nespereira, hoje reconvertida em sede da Associação “Turma dos Melhores”.

De tarde, rumou-se à Quinta do Linheiro onde funcionou entre 1940 e 1960 o Centro de Educação e Trabalho D. Helena Quadros. Uma instituição dedicada à educação de raparigas em regime de internato, da Junta de Província da Beira Litoral, liderada por Bissaya Barreto.

Trabalhos realizados na Quinta do Linheiro

O nosso agradecimento à Junta de Freguesia de Rocas do Vouga, à Fundação Bernardo Barbosa Quadros e Associação “Turma dos Melhores”.

Os trabalhos realizados estão disponíveis aqui e serão expostos em 2021 no Museu Municipal e em Rocas do Vouga.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No termos do Decreto 3-A/2021, de 14 de Janeiro, o Museu está encerrado até 30 de Janeiro, devido ao estado de emergência.
Apesar de estarmos encerrados, ESTAMOS ON com diversos conteúdos disponíveis no nosso sítio na Internet.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON