O Museu recebeu a visita de Auditoria da Federação EUROPARC

O Museu Municipal recebeu a visita de Auditoria da Federação EUROPARC no âmbito da candidatura de Reavaliação da Carta Europeia de Turismo Sustentável do Território das Montanhas Mágicas.

O Museu Municipal, além de equipamento cultural, tem desde o início assumido um papel importante de promoção turística do território, o que lhe valeu em 2016 o Prémio APOM de Informação Turística.

A CETS é um certificado atribuído pela The Europarc Federation (orgão representativo das Áreas Protegidas da Europa) a territórios com relevante valor natural, nomeadamente espaços classificados da Rede Natura 2000, que já desenvolvem ou se comprometem a desenvolver o turismo de forma sustentável.

As Montanhas Mágicas, que abrangem as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, nos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, são titulares da Carta Europeia de Turismo Sustentável desde novembro de 2013, sendo que, em 2018, foi elaborada a candidatura de reavaliação da mesma, para mais 5 anos.

O novo Programa de Ação propõe a implementação de 37 ações que pretendem ir ao encontro dos princípios da CETS, bem como concretizar os objetivos definidos no âmbito da estratégia de desenvolvimento turístico sustentável, para o território.

A visita de auditoria teve como propósito fazer uma verificação de como a CETS tem vindo a ser desenvolvida no território, que mais valias tem trazido e quais os principais problemas com que o território se depara no contexto da sua implementação.

Nota: Texto e imagens retirados da página das Montanhas Mágicas no Facebook, onde poderá encontrar mais informação.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *