fbpx

30 Anos de Mirtilo em Sever do Vouga

Foi nos mês de Dezembro de 1990 que se realizou a primeira plantação, na Quinta do Linheiro, Sanfins, Rocas do Vouga, pertencente à Fundação Bernardo Barbosa de Quadros.

Nestes 30 anos o cultivo do Mirtilo desenvolveu-se por todo o concelho, sendo hoje Sever do Vouga, a Capital do Mirtilo.

Partilhamos a notícia publicada na edição de Agosto de 1991 do jornal “Terras do Vouga

TÉCNICOS HOLANDESES REÚNEM COM AGRICULTORES
Na Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, em Sanfins-Sever do Vouga, decorreu uma reunião que contou com a participação de vários agricultores e técnicos holandeses ligados à Hortobeira.
O encontro visou o intercâmbio de informações sobre a cultura dos mirtilos, originários da América do Norte, onde as plantas crescem em terrenos húmidos, bem como ao longo das margens arenosas dos rios e dos lagos.
Os frutos de plantas silvestres possuem, normalmente, um diâmetro de 7-9mm. Por meio de selecção, as variedades comerciais têm frutos com diâmetro até 20mm.
Em Dezembro de 1990, a Hortobeira plantou em Sanfins – Sever do Vouga, Lamego e Tarouca, alguns dos primeiros mirtilos em Portugal. Trata-se duma experiência que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Sanfins e da Cooperativa Agro-Tarouca e Lamego.
De referir que a Hortobeira é uma sociedade anónima, recentemente criada, e integra várias cooperativas agrícolas da região, a União de Cooperativas de Entre Douro e Mondego (Lacticoop), a Hortifoz, produtores individuais e parceiros holandeses da Fundação Lockhonn e da HVA – Horticulture.
Através da experimentação iniciada, pretende-se confirmar que a cultura do mirtilo tem possibilidades no nosso país. Uma vantagem grande para Portugal é que a colheita pode ser feita cerca de 20 dias mais cedo do que no Norte da Europa, onde as áreas cultivadas com mirtilos se situam entre os 25 e os 600 hectares.

Nota: O nome correcto da Fundação holandesa é Carel Lockorn

Reportagem do jornalista Miguel Guedes, transmitida no Telejornal do Canal 1 de 30-08-1994
clique na imagem para ficar a conhecer o Mirtilo de Sever
Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Horário actual:
3ª a 6ª feira: 10h-12h30 / 14h-17h

Sábados 10h-12h30

O horário vai sendo ajustado em conformidade com os decretos de execução dos estados de emergência ou de calamidade.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON