fbpx

Sabia que… quando os mirtilos chegaram ao concelho?

Os mirtilos não são um fruto que sempre tenha havido no nosso concelho. O fruto característico eram as laranjas que estão retratadas no brasão e no logotipo do Município.
Fez precisamente 30 anos este mês, que foi feita a primeira plantação na Quinta do Linheiro, Sanfins, Rocas do Vouga.
Tal plantação foi efectuada pela Hortobeira, uma sociedade criada na altura e que agrupava várias cooperativas agrícolas da região, a Lacticcop, a Hortifoz, outros produtores individuais. Tinha como parceiro a Fundação Carel Lockorn, da Holanda.
Na altura foram efectuadas plantações experimentais não só em Sanfins como também em Lamego e Tarouca, tendo o cultivo do Mirtilo tido maior desenvolvimento no nosso concelho.
Na altura, dizia-se que o cultivo em Portugal tinha vantagens pelas características do solo e do clima, o que permitia que a colheita fosse iniciada 20 dias mais cedo do que no resto da Europa.
A partir desta primeira experiência, realizou-se no ano seguinte reuniões com agricultores e os técnicos holandeses e começou o desenvolvimento da produção do Mirtilo em Sever do Vouga, que se tornou, com toda a legitimidade, a Capital do Mirtilo.
No Museu, não poderia deixar de estar assinalado este facto!

Este mês lançamos a questão: “Sabia que… temos a 1ª desnatadeira centrífuga do país?
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!

Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No termos do Decreto 3-A/2021, de 14 de Janeiro, o Museu está encerrado até 30 de Janeiro, devido ao estado de emergência.
Apesar de estarmos encerrados, ESTAMOS ON com diversos conteúdos disponíveis no nosso sítio na Internet.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON