fbpx

Sabia que… os romanos exploraram as nossas minas?

Não é do século 19 a exploração mineira no nosso concelho. Já na transição da era, no primeiro século depois de Cristo, houve exploração mineira sob o domínio dos romanos. Onde? Na Malhada!
Pouco depois da descoberta da mina da Malhada, em 1850, encontram-se galerias com madeiramentos e alguns materiais, que indiciavam a exploração romana das minas. Ainda hoje são visíveis duas galerias na margem esquerda do rio Mau e outras duas já parcialmente destruídas.
Mas foi na década de 40 do século 20, que as certezas tornaram realidade. Foram encontradas duas lucernas no interior de uma galeria e o fragmento de um recipiente de “terra sigillata”, a “porcelana dos romanos”. A datação destes materiais permitiu obter uma cronologia que vai do ano 5 a.C. ao ano 75 d.C..
Além do chumbo que existe em maior abundância, foi explorada também a prata que surgia nestes filões de minério.
O chumbo era utilizado por eles para canalizações e para o fabrico de objetos que faziam parte do seu dia-a-dia, bem como para fins de cosmética e medicinais e para a purificação do ouro. No Museu encontram-se estes três objectos do período romano. Já os conhece?

Este mês lançamos a questão: “Sabia que… quando chegaram os Mirtilos ao Concelho?
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!

Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No termos do Decreto 3-A/2021, de 14 de Janeiro, o Museu está encerrado até 30 de Janeiro, devido ao estado de emergência.
Apesar de estarmos encerrados, ESTAMOS ON com diversos conteúdos disponíveis no nosso sítio na Internet.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON