fbpx

Sabia que… o Vouguinha era um incendiário?

Na década de 60 do séc. 20, acentuando-se nos inícios da década seguinte, eram inúmeros os focos de incêndio que surgiam nas áreas florestais ao longo da linha do Vale do Vouga. Rapidamente o velho comboio puxado por locomotiva a vapor, além do termo carinhoso de Vouguinha, ganhou o epíteto acusatório de “incendiário”.
Em a 19 e 20 de Agosto de 1972 lavra um violento incêndio que consumou uma grande área florestal. Foi o pretexto para que a CP decidisse encerrar a circulação na linha logo a partir do dia 28 de Agosto.
O velho Vouguinha que serpenteava a beira rio e a meia encosta, deu lugar ao transporte de passageiros em autocarros, no troço entre Sernada e Viseu e no ramal de Aveiro. Solução que rapidamente se verificou que não servia as populações.
A população manifestou-se, juntou esforços e lutou para a reposição do serviço ferroviário. E eis que veio da Revolução do 25 de Abril de 1974, muitas das aspirações do Povo português tiveram eco e foram conquistadas.
A reposição da circulação do Vouguinha foi uma delas, logo a 1 de Junho de 1975. Não com o velho cavalo de ferro a fumegar pelas estribeiras, mas com automotoras diesel. No entanto, o serviço rodoviário mantinha-se, e o desinvestimento na linha e material circulante foi cavando um fosso difícil de superar. A 1 de Janeiro de 1990 foi definitivamente encerrada a circulação no troço entre Sernada e Viseu, e o Vouguinha deixou de fazer parte do quotidiano dos severenses.

Este mês lançamos a questão: “Sabia que… os romanos exploraram as nossas minas?
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!

Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reabrimos ao público com todas as medidas de segurança para que possa visitá-lo.

Horário: 3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14-17h

Durante o estado de emergência, o Museu não abrirá aos Sábados à tarde.

Entrada Gratuita

As visitas guiadas para grupos estão suspensas, serão retomadas logo que possível.

Reabertura do Museu