fbpx

Sabia que… temos um Tesouro Nacional!

Em 1906 foi descoberto um colar de ouro na freguesia de Rocas do Vouga, mais concretamente no Vale da Malhada, Vila Seca, que está classificado como tesouro nacional. A peça está é da Idade do Ferro (Séc. VI-V a.C.) e encontra-se atualmente no Museu Nacional de Arqueologia.
Este objeto foi encontrado “acidentalmente” pelo operário Florêncio de Almeida que estava a retirar um penedo com a sua picareta. Posteriormente foi estudado por José Fortes. É um “colar de ouro maciço, de forma mais ou menos circular, algo deformado…”.
No centro do colar pode-se observar uma bonita decoração com duas fiadas de triângulos com pontinhos no seu interior. As pontas do colar terminam em forma de pirâmide quadrangular e numa delas observa-se um cunho parecido com a marca de ourives atual.
A joia é relativamente simples mas destaca-se pelo material de que é feita, o ouro. Trata-se de um “bem de prestígio”, que deveria ser usado pela elite social.
No Museu pode encontrar uma réplica deste magnífico achado e um colar feito de contas azuis em vidro. Venha visitar-nos e descobrir mais sobre estas peças.

Este mês lançamos a questão: “Sabia que… o Vouguinha era um incendiário?
Veja na edição do Jornal Beira Vouga já nas bancas!

Veja os outros artigos publicados nesta série, aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reabrimos ao público com todas as medidas de segurança para que possa visitá-lo.

Horário: 3ª a Domingo: 10h-12h30 / 14-18h

Entrada Gratuita

As visitas guiadas para grupos estão suspensas, serão retomadas logo que possível.
No Verão há visitas guiadas no âmbito da iniciativa “Há + Museu no Verão!”.

Reabertura do Museu