Marcadores de livros são convite à descoberta das alminhas de Sever do Vouga

O Museu Municipal de Sever do Vouga convida a uma viagem pelo riquíssimo património religioso do concelho, através da exposição temporária “261, Por Terras de Sever do Vouga”. A inaugurar no dia 22 de junho, pelas 15h30, a mostra de 261 marcadores, ilustrados a tinta da china e aguarela, é da autoria de Bastiana Angélico. A entrada é livre.

Em eloquentes traços artísticos, como explica o Museu Municipal, “o autor retrata-nos os encantos de 261 alminhas, de freguesia em freguesia, e leva-nos a conhecer e a descobrir muito do nosso património arquitetónico, histórico e religioso que, a muitos dos nossos visitantes e também habitantes, passa despercebido”.

A exposição, patente até 26 de outubro, é um convite para todas as idades, revestindo-se de especial importância para a comunidade escolar, dado o seu caráter didático.

Sobre o autor

Foi em 2007 que Bastiana Angélico deu início ao seu projeto de ilustração de marcadores de livros, com técnica mista de aguarela e tinta da china monocromática, retratando paisagens do Parque do Douro Internacional. Anos mais tarde, o projeto estende-se por todo o território nacional e, através de “Pelos Caminhos de Portugal”, investiga e ilustra o património cultural, etnográfico, arquitetónico, religioso, militar, civil e paisagístico. Segue-se o projeto de marcadores de livros “Românico Ibérico”.

Licenciado em Educação Visual e Tecnológica e Educação Básica (1.º CEB), na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, em 1997, tendo antes frequentado na Escola Secundária Soares dos Reis, os cursos de Arquitetura e Design, entre 1989 e 1992, Feliciano Nuno Bastiana Angélico especializou-se em Administração e Organização Escolar, com uma pós-graduação em Ciências da Educação concluída, em 2008, na Universidade Católica Portuguesa de Viseu. Desde 2015, é professor do 1.º CEB, no Centro Escolar de Rocas do Vouga.