“Experiência Shell” em Sever do Vouga: incorporação de Espólio do Eng. Vital Rodrigues

Deu entrada, recentemente, no Museu Municipal diversa documentação sobre a denominada “Experiência Shell” que pertencia ao espólio do Eng. Reinaldo Vital Rodrigues.

Esta documentação é composta pelos seguintes itens:

  • três dossiês com recortes de imprensa relativos à “Experiência Shell” (1959-1971);
  • Dois exemplares (um em Português e outro em Inglês) da monografia “Sever do Vouga – Situação Económica e Agrícola Actual e possibilidades do seu desenvolvimento”, de 1961. Trata-se da monografia elaborada no início da “Experiência Shell”, que constitui, ainda hoje, obra fundamental para o conhecimento da realidade agrícola de Sever do Vouga e as perspetivas iniciais da “Experiência Shell”.
  • Conjunto de cerca de duzentas fotografias das décadas de 60 e 70, quer da “Experiência Shell” quer de outros momentos da vida cívica do Eng. Vital Rodrigues.
  • O Filme “Sever do Vouga, uma Experiência” em suporte digital por transferência a partir de fita magnética. Este filme retrata a situação inicial que existia no concelho e a evolução das práticas agrícolas e pecuárias com a introdução dos melhoramentos pela “Experiência Shell”. Além do seu valor documental e etnográfico (são retratadas várias práticas agro-pecuárias e diversas pessoas do concelho), o documentário também possui um valor histórico cinematográfico, pois foi um dos primeiros filmes do conceituado realizador Paulo Rocha, datado de 1971. Enquadrado no cinema novo português, reúne na sua equipa técnica uma plêiade de consagrados como Manoel de Oliveira na supervisão, Fernando Lopes-Graça na Música, Augusto Cabrita e Acácio de Almeida na Fotografia, António Cunha Teles na produção e por fim Alexandre O’neil na narração. O filme tem 29min a cores.

A “Experiência Shell” é o nome pelo qual é vulgarmente conhecida a Experiência Agrícola de Sever do Vouga patrocinada pela Shell Portuguesa entre 1958 e 1971.

Para o desenvolvimento desta experiência foi convidado o Eng. Reinaldo Vital Rodrigues que se fixou permanente em Sever do Vouga, mesmo para além do tempo desta experiência. O seu incansável labor foi amplamente reconhecido, fazendo desta experiência um caso de sucesso.

O Espólio será agora devidamente tratado, acondicionado e inventariado para posteriormente ficar disponível para consulta.

Pede-se a quem tiver fotografias, documentação outras informações sobre esta experiência que entre em contacto com o Museu Municipal.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *