Espólio do Eng. Vital Rodrigues: nova incorporação

Foi incorporado no Centro de Documentação do Museu um novo conjunto de documentação pertencente ao espólio do Eng. Vital Rodrigues.

Deste conjunto fazem parte cerca de 60 fotografias, 20 publicações e 27 dossiês com mais de três mil documentos, quer sobre a Experiência Shell como sobre outras entidades e actividades do concelho a que esteve ligado.

Das publicações, a maioria trabalhos académicos elaborados na Experiência Shell / Centro de Estudos Agrícolas de Sever do Vouga, destacamos:

• A Adega cooperativa de Sever do Vouga. Anteprojeto, de Domingos Pereira Gaspar. Relatório Final de Curso de Engenheiro Agrónomo. Lisboa 1968
  • Cooperativa de Criadores de Gado do concelho de Sever do Vouga, S.C.R.L. (em formação). Projeto de Regulamento interno
  • A Exploração Florestal de Sever do Vouga. Subsídios, de Ludgero Dourado Neves. Relatório final de curso de Engenharia Silvicultor. Lisboa 1965
  • Diversos relatórios do tirocínio de fim de Curso de Regentes Agrícolas ou Agentes Rurais, que versam sobre lacticínios, vinificação, arboricultura, mecanização da ordenha e agrícola, bovinocultura, suinicultura, fabrico de queijo.

Esta incorporação junta a duas anteriores, uma também do espólio do Eng. Vital Rodrigues e outra do espólio do Prof. Eng. Miguel Mota, que permitem um melhor conhecimento sobre a “Experiência Shell” e a acção do Eng. Vital Rodrigues.