Documento do mês: Carta de Cura para Rocas 1778

É destaque deste mês a Carta de Cura para Rocas do Vouga de 1778. Documento doado pelo Sr. Fausto Macedo da Silva.

Por esta carta, datada de 13 de Julho de 1778, é atribuída a Cura e Regimento da Igreja de Rocas no espiritual somente ao Padre José Martins Pereira.

Mas antes desta nomeação, o referido padre foi examinado e aprovado em 15 de Julho daquele ano e pelo período de 3 anos, e apresentado pelo abade de Sever do Vouga. Naquele tempo, era o abade de Sever do Vouga que apresentava o pároco de Rocas ao bispo de Viseu para que fosse depois nomeado.

A carta de cura é apenas válida por um ano, até ao São João de mil setecentos e setenta e nove.

Estipula a mesma carta que durante este tempo o padre tinha que residir pessoalmente na paróquia, sob pena de lhe não pagarem o salário, e se o não fizesse e findo a validade da carta não pedisse outra, ficava suspenso ipso facto do exercício de suas Ordens.

De referir que nesta altura a paróquia de Rocas do Vouga pertencia à diocese de Viseu.

 

Os documentos do Centro de Documentação do Museu Municipal podem ser consultados mediante marcação prévia juntos dos serviços técnicos do Museu ou através do formulário de contacto.

Doe fotografias, objectos ou documentos ao nosso Museu, ajude a preservar a memória das nossas gentes. Os objectos recolhidos poderão integrar exposições temporárias no futuro. Faça parte desta história, contacte o Museu Municipal!

 

Poderá ver outros documentos que já foram destacados aqui.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *