Centro de Documentação

Em parceria com a Biblioteca Municipal, iniciou-se a criação do Centro de Documentação do Museu Municipal.

O CDMMSV é um centro de documentação especializado que faz parte integrante do Museu, que está agora a dar os primeiros passos. É um serviço de informação com o objetivo de recolher, tratar, organizar, preservar e promover a memória local em toda a sua diversidade.

A missão do Centro de Documentação é ser instrumento de apoio nas atividades de investigação, preparação de exposições, gestão da documentação do acervo museológico, na sua conservação e na própria animação do Museu, em simultâneo, é também assegurar e prestar apoio informativo estruturado, na área da memória local, a projetos promovidos por outros serviços da Câmara Municipal ou órgãos do Município, bem como a investigadores, professores, estudantes e ao público em geral.

A visão deste novo serviço, em articulação com a Biblioteca Municipal, é ser referência para quem procura documentação/informação no âmbito da memória local do concelho de Sever do Vouga. Finalidade partilhada inteiramente pela Biblioteca Municipal, que procede à recolha, tratamento, preservação e posterior difusão de documentos que testemunham o dia-a-dia dos severenses em todos os seus domínios, nomeadamente história, política, economia, sociedade, as instituições, a vida religiosa, as associações, as artes e as letras, as personalidades, etc. O Fundo Local encontra-se em permanente crescimento e atualmente é já composto por 235 monografias, 56 periódicos, 13 audiovisuais e 3185 analíticos.

O CDMMSV disponibiliza o seu acervo e os seus serviços a investigadores, a profissionais, à comunidade escolar e universitária e ao público em geral.

O CDMMSV tem à sua guarda documentação arquivística e bibliográfica que se agrupa neste momento em três fundos: Fundo Geral, Fundo Local, Fundo do Museu. O CDMMSV será o fiel depositário de um conjunto de documentos produzidos pelo Museu Municipal no decurso da sua atividade.

A consulta/leitura dos seus fundos é efetuada em regime presencial, no entanto, a pesquisa é efetuada em linha através do catálogo bibliográfico concelhio disponível em linha.  O catálogo em livre acesso na Internet alberga atualmente toda a documentação existente no Museu, na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas Escolares de Pessegueiro, Rocas e Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga.

O CDMMSV está aberto à doação de documentação relacionada com a memória e o património local, que possa vir a integrar o seu acervo.

Os serviços do CDMMSV funcionam semanalmente de 3.ª a 6.ª feira, no horário 10h00-12h30 e 14h00-17h00, mediante marcação prévia.

Partilhe: