As Minas do Braçal e a Previdente

No passado dia 4 de Dezembro, o coordenador do Museu apresentou o tema “As Minas do Braçal e a Previdente”, no âmbito das Tardes de Conversa 2019 do Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira.

Partindo do facto da Companhia Previdente ter criado a Companhia Industrial e Agrícola do Braçal, em 1942, para obtenção de matéria prima para as suas indústrias; foram dados a conhecer alguns dados sobre as duas companhias bem como a exploração mineira durante a última concessão (1942-58).

Foi o momento agradável de partilha de conhecimento sobre esta realidade e sobre o concelho de Sever do Vouga.

Será no futuro aprofundada a investigação sobre esta relação entre as duas companhias e publicado um artigo na Cira – Revista Cultural de Vila Franca de Xira.

Não é a primeira vez que o Museu Municipal é convidado a participar nas iniciativas do Museu Municipal de Vila Franca de Xira – Núcleo de Alverca. Já em 2017 ali foi apresentado o nosso Museu Municipal.