fbpx

Puzzles “Olhar sobre Sever do Vouga”

A partir da Exposição temporária “Olhar sobre Sever do Vouga“, de Renato Pinto“, fizemos puzzles que ajudam os mais novos, e não só, a conhecer o nosso património através da obra deste jovem severense.

Oito puzzles, um por cada obra exposta, com graus de dificuldade diferentes.

Paços do Concelho
Fica no centro da vila Sever do Vouga. Inaugurado a 25 de Março de 1917, . para nele funcionarem os diversos serviços públicos. Hoje apenas aqui funcionam os serviços do Município. Na sua construção foi aproveitada pedra das antigas capela de N.ª Sr.ª da Boa Esperança e escola primária, ambas nos Padrões.

Pensão Belavista
Cimo da vila de Sever do Vouga
Edifício emblemático da vila, terá sido construído algures no início do séc 20 como residência privada. Pela década de 40 foi convertido na Pensão Palácio, mantendo a forma original. Desde logo, primeira escolha para curas e tratamentos com os benéficos ares da Serra. Em 1971 foi remodelada e adotou o nome de Pensão Bela Vista. Foi, durante anos, local de eleição para todo o tipo de eventos. Funcionou até ao final da década de 80.

Anta da Cerqueira
Fica na Serra do Arestal, freguesia de Couto de Esteves.
Uma Anta é um local feito com grande pedras onde há muitos, muitos anos se enterravam os mortos.
Tinha o local onde os mortos eram enterrados com um corredor para se lá ir. Toda Anta foi coberta por um monte de terra e pedras, chamado mamoa.
Nas pedras que formavam as paredes podemos ver pinturas e gravuras.

Irmãos Unidos
Fica em Talhadas.
São duas pedras muito grandes que ladeiam a estrada nas Talhadas. Qual a sua origem?
Uma lenda diz no dia em que Jesus Cristo morreu na cruz todo o planeta tremeu e uma grande pedra abriu em duas.
Outra lenda diz que por aqui passou Santiago e encontrou a grande pedra que não o deixava passar. Então, Santiago com a força da sua palavra partiu a grande pedra em duas Talhadas!

Cascata da Cabreia
Fica em Silva Escura.
Um dos sítios naturais mais emblemático do concelho. Aqui o rio Mau, após percorrer em leito de duro granito, cai de uma altura de 25 metros sobre os xisto já gasto pela água ao longo dos milénios. Nas margens do rio Mau um belo bosque se forma, podendo se ver o melro-de-água, a gilbardeira, a salamandra, a lontra, os fetos, os amieiros. Um local maravilhoso a ser desfrutado!

Ponte do Poço de Santiago
Une a freguesia de Pessegueiro do Vouga e a união de freguesias de Cedrim e Paradela.
Neste ponto a linha do comboio transpunha o rio Vouga a cerca de 30 metros de altura. Uma das mais altas pontes de pedra do país com 28m de altura e um arco central com 70m de largura.
Construída em 1913, por ela passaram comboios até 1 de Janeiro de 1990. Hoje integra a Ecopista do vale do Vouga.

Igreja Paroquial de Couto de Esteves
Construída, possivelmente, no séc. 17, foi ampliada nos inícios do século seguinte, após a ruína da capela-mor. A torre sineira, do séc. 18, estava antigamente no lado direito da fachada, sendo em 1985 mudada para o lado esquerdo. Na fachada, do lado esquerdo um cruzeiro.

Igreja Paroquial de Paradela
Edificada no lugar da antiga igreja, foi sagrada a 3 de Junho de 1973 por D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro. De conceção moderna, apresenta linhas modestas, constituída por três corpos, o central mais elevado, e a torre sineira em granito aparente. Destaca-se no casario da aldeia, vislumbrando-se um belo panorama a partir da sua torre sineira.

Partilhe:

No termos do Decreto 3-A/2021, de 14 de Janeiro, o Museu está encerrado até 30 de Janeiro, devido ao estado de emergência.
Apesar de estarmos encerrados, ESTAMOS ON com diversos conteúdos disponíveis no nosso sítio na Internet.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON