fbpx

Há Gente no Museu!

“Há gente no Museu” é uma visita fora do comum, com uma dose de humor e boa disposição. Uma visita divertida pela história e pelas estórias. Uma parceria entre o Museu Municipal e a Severi – Associação Cultural de Expressão Dramática de Sever do Vouga.

Escrito por Patrícia Fernandes, da Severi, coube a Pedro Giestas a direcção artística e a encenação da peça.
A representação esteve a cargo de Bárbara Costa, Patrícia Fernandes, Paulo Cruz, Ricardo Almeida, Natália Fernandes, Vânia Bastos e Mário Silva.

Na ausência do director do museu, a visita foi guiada por Eva, uma estagiária e Olívia a empregada das limpezas, sob o olhar atento de um visitante muito exigente, Dr. Mateus.
Pelo Museu várias figuras foram ganhando vida para, na primeira pessoa, partilharem pedaços da nossa herança. Primeiro um pré-histórico romântico, depois, duas despachadas leiteiras e finalmente um mineiro.
A pré-história, a romanização, a produção leiteira, o Vouginha, a exploração mineira e os mirtilos foram alguns dos temas abordados nesta performance teatral, numa trama dinâmica e animada que quis aproximar os severenses do território.

A peça esteve em cena, no Museu, nos dias 16 de Junho, 28 de Julho, 25 de Agosto e 29 de Setembro. Cerca de três centenas de pessoas assistiram ao espectáculo.

No final do projecto foi lançado o livro, profusamente ilustrado, com o texto da peça e outra informação sobre o projecto. Está também disponível o vídeo integral do espectáculo.

Consulte aqui o disseram os jornais sobre o projecto ou oiça as entrevistas que demos.

Clique na imagem para consultar o livro
Clique na imagem para ver o vídeo.

Ficha técnica

Produção: Museu Municipal de Sever do Vouga e Severi
Direcção Científica: Pedro Pina Nóbrega
Direcção Artística e Encenação: Pedro Giestas
Dramaturgia: Patrícia Fernandes
Interpretação: Bárbara Costa, Patrícia Fernandes, Paulo Cruz, Ricardo Almeida, Vânia Bastos, Natália Fernandes e Mário Silva

A nossa Parceira


A SEVERI– Associação Cultural de Expressão Dramática de Sever do Vouga- é uma associação juvenil, inscrita na RNAJ, formada em Sever do Vouga que quer afirmar-se como uma coletividade de todo e para todo o concelho. Ciente que é a união que faz a força, sempre com o objetivo de criar pontes e sinergias, a SEVERI, surge como um projeto global e inclusivo, capaz de aglutinar diversas forças vivas. Tendo como principal objetivo promover o teatro em Sever do Vouga e, através desta arte, levar o nome do concelho mais longe, a SEVERI apresenta-se como uma associação vocacionada para intervir na área cultural. Fundada a 27 de Março de 2017, dia Mundial do Teatro, engloba pessoas de todas as freguesias do concelho.

Partilhe:

No termos do Decreto 3-A/2021, de 14 de Janeiro, o Museu está encerrado até 30 de Janeiro, devido ao estado de emergência.
Apesar de estarmos encerrados, ESTAMOS ON com diversos conteúdos disponíveis no nosso sítio na Internet.

Estamos encerrados mas ESTAMOS ON