fbpx

4 anos a partilhar memórias

Comemoramos hoje o 4º aniversário do Museu Municipal de Sever do Vouga.
O menino vai crescendo e está de boa saúde!
Têm sido variadíssimas as actividades promovidas e desenvolvidas pelo Museu, ao longo destes 4 anos.
Salientamos, a título de exemplo, exposições sobre temas variados, workshops de fotografia de natureza, recolha de espólios, actividades de geocaching, acolhimento das residências artísticas da ESMAD e do “Paisagens – Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”, reportagem da RTP “A nossa tarde”, alusiva à vida nas Minas do Braçal.
Continuaremos a apostar neste equipamento cultural, colocando-o ao serviço da comunidade, de molde a promover a investigação sobre os vestígios do passado do Homem e do seu meio ambiente, adquirindo, conservando e expondo-os com propósitos educativos, científicos e lúdicos.
Deste modo, promoveremos e estimularemos a salvaguarda, valorização e divulgação do património histórico, cultural e natural de Sever do Vouga.
Sendo um espaço multicultural, o Museu tem dado provas do seu dinamismo, contribuído, também, para o excelente desempenho do Município no sector do Turismo, facto que lhe valeu a atribuição do Prémio APOM – Informação Turística, logo no primeiro ano de existência.
Numa propositada coincidência, celebramos, também, o Dia Internacional dos Museus, cujo lema é “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, princípios que, de bom grado, acolhemos e praticamos: igualdade de oportunidades, , ofertas diversificadas e inclusão de todos os cidadãos, das mais variadas faixas etárias e estratos sociais.
Momento marcante do último ano foi a iniciativa “Há Gente no Museu”, em parceria com a Associação “SEVERI”, que, ao logo de 4  Domingos, lotou a capacidade do Museu.
As circunstâncias actuais são especiais e difíceis. Por isso, a partir de hoje, o Museu vai a casa.
Através do novo sítio na internet, vamos inaugurar uma exposição permanente, em modo virtual, com livros e documentação do Centro de Documentação também disponíveis.
Não querendo ficar atrás na evolução dos tempos, o Museu estará, também, presente no Instagram  e no Twitter, enquanto se prepara para reabrir portas ao público.
Até lá, aceitem a nossa proposta de visita virtual.


José Manuel Almeida e Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal

Em primeiro lugar Bem-Haja a todos aqueles que connosco têm trilhado caminho em prol da Comunidade de Sever do Vouga!

Reforço da Presença na Internet

Renovámos por completo o nosso sítio na Internet, com uma nova imagem e também novos conteúdos, destacamos:
* a Cronologia de vida do Museu
* o sítio dedicado à exposição permanente, agora pode ver a nossa exposição partir de casa
* informação sobre as anteriores exposições temporárias
* Disponibilização de obras digitalizadas do Centro de Documentação

Hoje reforçamos a nossa presença no mundo virtual, “inaugurando” as nossas contas no Instagram e no Twitter.

O Museu publicará uma revista anual

Um desejo há muito acalentado por investigadores locais.
Surge da necessidade de haver um repositório sobre as nossas memórias severenses, quer fruto da investigação do Museu, quer de outros trabalhos e recolhas feitas por diversas pessoas, investigadores ou não. Será por isso uma revista aberta a todos.
Com lançamento previsto para Novembro, será em breve lançada a abertura para recepção de artigos.

Continuamos a partilhar memórias

Em breve esperamos reabrir o Museu ao público, até lá iremos continuar a partilhar memórias no Mundo Virtual. Siga-nos nas nossas redes sociais.
Iremos continuar a carregar conteúdos na WikiSever: a Enciclopédia Digital de Sever do Vouga, bem como a produzir novos conteúdos.

Um Museu mais próximo

Desde a sua abertura o Museu já foi visitado por 8275 visitantes, apostámos fortemente nos grupos de turistas que visitam o concelho, captando grupos de agências de viagens bem como grupos de turismo da natureza.
Queremos desenvolver com parceiros locais novas formas do Museu continuar a chegar aos severenses, muitos ainda não conhecem o Museu.

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Reabrimos ao público com todas as medidas de segurança para que possa visitá-lo.

Horário: 3ª a Sábado: 10h-12h30 / 14-17h

Entrada Gratuita

As visitas guiadas estão suspensas, serão retomadas logo que possível.

Reabertura do Museu